Ao contrário do que pode parecer, realizar exercícios físicos durante a gravidez pode ser muito benéfico, tanto para a futura mãe quanto para o bebê, desde que seja feito com acompanhamento e respeitando algumas restrições.
Além de diminuir o risco de complicações obstétricas, os exercícios ajudam a controlar melhor o ganho de peso ao longo da gestação, além de contribuir para o bem-estar emocional e diminuir a incidência de estresse, ansiedade ou depressão.
Embora haja uma variedade bem grande de exercícios que podem ser praticados, é mais recomendável realizar aqueles que produzem pouco impacto no corpo, como a hidroginástica, natação e caminhada.
Para evitar a perda de massa muscular, pilates e yoga também são excelentes alternativas para as grávidas, pois trabalham diretamente com fortalecimento muscular, alongamento, alinhamento postural e técnicas de respiração, o que pode ser excelente para ajudar na hora do parto.
Confira as principais vantagens de se praticar esportes durante a gravidez:
Melhora a capacidade respiratória
Os exercícios físicos ajudam a aumentar a capacidade de retenção de oxigênio, diminuindo a falta de ar e enviando mais oxigênio para o bebê.
Melhora a flexibilidade
Fazer exercícios que trabalham principalmente a flexibilidade e a força do assoalho pélvico e abdominal, são excelentes formas de se preparar para um parto mais tranquilo e com menos dores.
Diminui dores nas costas e lombar
O fortalecimento de músculos na região das costas e da lombar, ajuda a diminuir dores comuns nessas regiões durante a gravidez.
Bem-estar emocional
A prática de exercícios ao longo de toda a gestação é uma maneira muito eficiente de evitar problemas como depressão pós-parto, ansiedade e estresse, além de ajudar a aumentar a autoestima e melhorar a disposição física.
Além desses benefícios, pesquisas indicam que mulheres que praticam exercícios durante a gravidez têm um processo de lactação melhor, sendo que as mulheres se sentem mais dispostas a amamentar e há uma produção melhorada de leite.
Embora a prática de exercícios durante a gravidez seja altamente benéfica e recomendada para as mulheres, existem alguns cuidados que precisam ser tomados.
Deve-se, por exemplo, evitar exercícios com muito impacto ou que aumentam muito a pressão e os batimentos cardíacos, como lutas, esportes com bola, saltos e flexões. Exercícios que exigem muito da respiração, como mergulho, também devem ser evitados, assim como os que exigem que se fique muito tempo deitado em decúbito dorsal, porque podem diminuir o suprimento sanguíneo para a mãe e para o bebê.
Por isso, para evitar quaisquer problemas, antes de praticar algum exercício físico é fundamental fazer o acompanhamento com um médico da área ao longo de toda a gravidez e, durante os exercícios, ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física preparado para auxiliar durante a prática.
Praticar exercícios físicos durante a gravidez é, sem dúvida, uma das melhores formas de garantir uma gestação saudável e um parto tranquilo tanto para a mãe quanto para o bebê.