Esta semana abordei em minhas redes sociais curiosidades sobre o Jejum intermitente. Ele é um estilo alimentar recente, e que tem se tornado queridinho entre famosos e fisiculturistas.
Ele afinal promete emagrecimento rápido e seguro, o que acontece a partir do horário e quantidade de refeições feitas durante o dia. É uma questão de controle.
Vamos entender melhor o que é Jejum Intermitente?
O Jejum intermitente significa nada mais, nada menos, do que: você vai comer quando está com fome, e não apenas por obrigações de horário. Afinal nem toda dieta deve ser feita a partir de cronogramas alimentares de curtos períodos de tempo.
Este tipo de dieta pode ser um incômodo, principalmente se você dispõe de pouco tempo livre e possui uma rotina carregada.
Afinal, o ponto aqui é evitar se alimentar de forma não saudável, e almoçar em restaurantes nem sempre oferece variedades saudáveis.
O Jejum intermitente tem como promessa inicial diminuir o tempo que você passa na cozinha preparando estas refeições, além de evitar que você corra, na hora do almoço, até o restaurante mais próximo, e coma o que não deve.
E quais são os principais benefícios desse estilo alimentar?
Prevenção e controle da pressão arterial;
Diminuição da ansiedade;
Aprimoramento do metabolismo para a queima de gorduras;
Facilita o processo diário de alimentação;
Emagrece (e muito!)
Reduz a resistência à insulina;
Reduz o colesterol ruim;
Previne doenças como o câncer e Mal de Alzheimer;
Prevenção e controle de diabetes;
Proteção contra doenças cardiovasculares como infarto e derrame.
Entre muitos outros benefícios!
Mas posso começar o Jejum Intermitente sem uma dieta definida?
É recomendável que, para que você inicie o Jejum Intermitente, que você adeque sua dieta. Estamos falando de trocar as bases das suas refeições, aderindo ao consumo de verduras, legumes, carnes e ovos, como foi abordado em nossas dicas nas redes sociais.
E sim, você deve contar com as gorduras boas para ajudar no processo. Como você sabe, já temos até mesmo dietas focadas no consumo consciente dessas gorduras, portanto podemos utilizar-las sem medo.
E como funciona o processo de substituir os carboidratos da sua dieta por proteínas?
Funciona assim: quando ingerimos quantidades grandes de carboidratos, o organismo estimula a produção de insulina. Isso significa redução da taxa de glicose no sangue, e isso faz com que você tenha fome novamente. E este é um dos motivos pelos quais os carboidratos são vilões quando se trata de emagrecimento.
Vamos falar agora do jejum intermitente!
Para começar, o Jejum intermitente não tem nenhum mistério. Podemos fazê-lo em passos simples:
Adapte sua alimentação para o menor consumo de carboidratos. Você vai perceber logo a diminuição na sua fome, e também o fim da quantidade de refeições que você costuma fazer diariamente;
Corte o açúcar de forma geral: sucos, chás, café e outras bebidas podem ser consumidas sem ele, ou com algum adoçante natural. Evite o máximo que puder os adoçantes sintéticos!
Quando seu corpo se acostumar com a baixa ingestão de carboidratos, o estímulo à produção de insulina vai diminuir. Isso vai fazer com que a vontade de comer fique cada vez menor, e cada vez mais voltada a momentos de real necessidade.
Aumente a quantidade de gorduras boas (poli-insaturadas e monoinsaturadas) para aumentar a saciedade e outros benefícios já falados em posts anteriores
Agora que você já sabe como funciona, vamos aos tipos de jejum intermitente existentes!
Quais os tipos de Jejum Intermitente?
16 horas por 8 horas
Neste, você vai se alimentar em uma janela de 8 horas, e não irá comer nas próximas 16 horas. Basta adaptar bem os seus horários! A forma mais fácil de realizar é fazer a última refeição à noite (jantar), e a primeira no almoço do dia seguinte. Pois o café e o lanche da manhã são mais fáceis de pular sem ninguém perceber (ex.: das 20 horas até as 12 horas);
24 horas
Este tipo de jejum deve ser feito pelo menos duas vezes por semana. Pense que, se você se alimentar em determinado horário, vai ficar sem se alimentar novamente até a mesma hora, do dia seguinte. Ele também pode ser feito todos os dias, ou seja, você irá ter apenas 1 refeição por dia.
36 horas
Este tipo de Jejum Intermitente deve ser feito com muito cuidado, pois nem todas as pessoas são capazes de segui-lo. Assim como os outros, ele deve ser seguido de perto por um profissional, porém o acompanhamento deve ser mais próximo. O ideal é não passar de 1 x por semana, intercalando com o plano 16 por 8.
Dieta 5:2
Consiste em comer apenas 2 vezes por semana, uma média de 500 a 600 calorias, intercalando com dias de alimentação normal. Esta também é uma dieta que deve ser acompanhada de perto por um profissional capacitado.
Em conclusão, trata-se de estilo de alimentação completo e acessível. O jejum intermitente exige esforço a nível de disciplina, mas os resultados são compensadores!
Procure um profissional capacitado para que você possa definir se o Jejum Intermitente é o melhor para você, e qual dos tipos é o mais adequado ao seu perfil e à sua rotina!