[vc_row][vc_column][vc_column_text]Ouvimos falar com frequência na mídia, de nossos médicos e até mesmo de nossos familiares e amigos que o consumo de sódio é extremamente prejudicial à saúde – tanto que está sendo retirado das mesas dos restaurantes, devido ao alto consumo e o crescimento diretamente proporcional de consumidores que têm como hábito diário o consumo dessa substância.
E um dos tópicos mais polêmicos é seu papel de contribuição para o “ganho de peso”.
Como isso acontece? Sabemos que o mesmo não contém calorias como o açúcar e a gordura, logo, fica uma dúvida quanto a esta questão. E ao mesmo tempo, também não é totalmente dispensável da nossa alimentação. Por que?
O sódio obviamente, é bem importante para o nosso organismo.
Sim, ele é. O corpo humano precisa dele para controlar a pressão arterial, o volume de sangue e até mesmo para equilibrar a quantidade de líquido e minerais em nosso organismo. A partir daí pensamos: mas se o consumo dele ainda é essencial, por que devemos cortá-lo de nossa alimentação?
A resposta é: não devemos parar de consumir o sódio. Podemos apenas diminuir o consumo diário para um nível necessário/tolerável e melhorar as fontes de onde o retiramos.
Mas a pergunta que não quer calar (e ainda não foi respondida) porque exatamente ele contribui para nosso ganho de peso?
Há algumas explicações possíveis para o ganho de peso perante o consumo de sódio:
Uma delas é a retenção hídrica, que ocorre devido ao consumo deliberado do sódio, desequilibrando assim a quantidade de água e minerais presentes no organismo; e como dito anteriormente, nosso corpo precisa passar por este processo de medição dessas suas substâncias para que seu funcionamento ocorra da maneira correta.
A segunda é o nosso hábito de ingerir alimentos que não são beneficiários para nossa saúde.
Os Famosos alimentos processados, (como enlatados, fast food, biscoitos recheados…) que além de serem naturalmente um risco para nossa saúde por conta do modo como são feitos, são ricos em gorduras e calorias também oferecem altos níveis de substâncias nocivas, como o próprio sódio e os conservantes.
E não se esqueça dos alimentos salgados: eles também são culpados nesse quadro, sabe por que? são menos saciantes (ou seja, quanto mais você come, mais tem vontade de comer, e segue o ciclo) pois a ingestão do sal libera a dopamina, que é o neurotransmissor associado com o centro de prazer do nosso cérebro, tornando alimentos salgados equivalentes à nicotina e o álcool no que diz respeito à capacidade de nos viciar.
E não para por aí: ingerir sódio aumenta nossa sede. E para quem não tem o costume de matar essa sede com água, já sabe: bebidas que contém açúcares, conservantes, acidulantes são ricas em calorias e malefícios para sua saúde.
Portanto, se você acha que está consumindo mais sódio que o normal, ganhando peso e se sentindo inchado, procure um profissional de confiança para agendar uma avaliação.
O primeiro passo para uma saúde de qualidade é saber de onde retirar a base para iniciar uma nova rotina!
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]