Carnaval chegando e muita gente está desesperada para perder aqueles quilinhos a mais. Mas isso não acontece somente no período pré-carnaval. Sempre ficamos sabendo daquela amiga ou vizinha que decidiu adotar uma dieta da moda e cortar metade do que estava acostumada a comer. No início, até parece que deu certo, mas passada a dieta, todo o peso perdido pode voltar novamente. Como superar esse efeito sanfona?
A melhor forma de emagrecer com saúde e para sempre é, sem dúvida, a reeducação alimentar. Quando iniciamos uma dieta e cortamos abruptamente alimentos com os quais estamos acostumados, o corpo entra em estado de alerta e se prepara para compensar tudo quando passa o período de privação. Por isso sentimos tanta fome depois de furar uma dieta rigorosa, porque há mecanismos bioquímicos diferentes relacionados à presença ou ausência de macronutrientes, e a tendência é ganhar todo o peso perdido ou até mais.
De acordo com o médico nutrólogo, Wellington Reis, somente a mudança gradual dos hábitos alimentares é capaz de efetivar uma cultura mais saudável. “Não existe treino milagroso, nem dieta milagrosa; o que existe é a constância. É preciso decidir de forma firme mudar de vida e perseverar nessa decisão, não somente para ter um corpo bonito, mas para viver mais, com mais disposição, menos risco de adquirir doenças graves e com mais saúde. Para isso, apostamos na reeducação alimentar como a melhor saída para vencer a geração da gula”, afirmou o médico.
Segundo o Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016, o número de brasileiros com obesidade ou acima do peso cresceu 60%. Além disso, o número de sedentários no país saltou de 100,5 milhões em 2015 para 161,8 milhões em 2017. A falta de atividades físicas e a má alimentação tem contribuído para o aumento dos casos de diabetes, câncer de mama, doenças cardiovasculares, câncer de cólon e osteoporose.
Para vencer o sedentarismo e a gula e garantir uma vida mais saudável, o dr. Wellington indica alguns passos importantes: “Aumentar a quantidade de proteína, frutas, legumes e verduras ajuda a aliviar a sensação de fome. Diminuir carboidratos, açúcares e alimentos gordurosos também é essencial, além de, claro, adotar um exercício físico que dê prazer de fazer. Isso tudo sempre com acompanhamento profissional”, orienta o médico.
A melhor maneira de iniciar a reeducação alimentar é com um plano nutrológico que preveja a mudança gradual das refeições. Incluir ovos no café da manhã e diminuir o consumo de arroz branco no almoço e no jantar já é um bom começo. Dar preferência a alimentos frescos e naturais nos lanches, no lugar de alimentos industrializados, é outra dica importante. Mas, acima de tudo, é preciso disciplina para não fugir do plano. Com uma boa rotina de treinos e um plano nutrológico personalizado, é possível perder peso e nunca mais se preocupar com o efeito sanfona.
JEJUM: UMA INCRÍVEL FERRAMENTA
O jejum quando bem feito é uma incrível ferramenta para perda de peso, controle e remissão do diabetes tipo 2, e pode ajudar a retardar